Jovens reclusos: Se você perdeu a conexão com seu filho depois que ele entrou na adolescência, leia esse texto até o fim.
A adolescência inclui experimentações entre pais e filhos, pois somente assim: experimentando, o adolescente vai conseguir sair do comportamento de criança, que já estava previamente determinado pelos pais, para o seu NOVO comportamento enquanto pessoa que está se autodescobrindo.
Diante dessa FASE DE TRANSIÇÃO, os pais precisam reconhecer a INTENÇÃO de seus filhos por trás das ações e CANALIZÁ-LAS.
Isso porque, se os pais proibirem as ações de seus filhos, a PAIXÃO POR NOVIDADE E ADRENALINA – presentes nos adolescentes – será frustrada, deixando-os desiludidos e assim, SE DESCONECTAM DOS PAIS, por sentirem que não estão sendo respeitados e reconhecidos por eles.
O que fazer? Construir uma nova conexão afetiva com o seu filho, sabendo que a linguagem do adolescente é o SENTIMENTO.
Estabeleça com ele uma conversa honesta e sincera, em que você exponha como se sente diante da situação em questão, e O ESCUTE SEM JULGAMENTO, acolhendo os sentimentos dele e validando a intenção.
Após essas etapas, você pode ADEQUAR o que ele quer, para a realidade com segurança e sensatez.
Afinal, esta é uma fase em que o seu filho está em busca de respostas sobre quem ele é e o que é tudo isso que ele passou a perceber no mundo, pois ganhou uma capacidade crítica que ele não tinha enquanto criança.
Portanto, para que ele busque você para conversar, é necessário que você o ajude a encontrar estas respostas, que o ensine a buscar soluções, e não o oposto disso, que é criticá-lo, levantando, assim, mais questões!!!
Jovens reclusos: como mudar a relação de pais e filhos e se reaproximar do seu adolescente
Comments